A Associação de Solidariedade e Educação de Salir de Matos, foi fundada em 15 de setembro de 1969 pelo padre da freguesia e alguns residentes da mesma; integrada no contexto de uma comunidade local com uma forte matriz rural, que rapidamente construiu pontes de afirmação com o núcleo urbano da sede do concelho das Caldas da Rainha.

Desde o início da sua criação, há quase 50 anos, que a instituição procura manter uma matriz de serviços e valências concretizados de acordo com a observância de valores como o humanismo, a proximidade, o rigor e a geração de soluções de conforto para os utentes. Com as necessárias adaptações decorrentes das sucessivas alterações legislativas e regulamentares ocorridas em cinco décadas, há uma matriz quase familiar que constitui um elemento diferenciado valorizado pelos utentes e pela comunidade.

A primeira valência da instituição foi o Jardim de Infância, que começou por funcionar provisoriamente no Salão Paroquial, a partir do momento em que foram criadas condições mínimas de funcionamento, contando com o apoio voluntário e com uma assinalável dedicação de vários membros da comunidade de Sair de Matos.

Em Julho de 1979, as instalações do Jardim de Infância, foram construídas de raiz, tendo sido aumentadas significativamente as suas condições e a partir daí foi adquirido um veículo para o transporte das crianças. Tratou-se de um impulso popular alimentado pelas necessidades da população que foi concretizado com muito trabalho voluntário de uma comunidade unida em torno da construção de uma resposta social essencial para as crianças e para as famílias.

Em Outubro de 1998, entrou em funcionamento o Apoio Domiciliário, nas instalações do Jardim de Infância; a partir dessa data começaram a ser prestados os seguintes serviços de 2ª a 6ª feira:

  • Fornecimento de alimentação;
  • Apoio na higiene pessoal e limpeza do domicílio;
  • Lavagem de roupa;
  • Prestação de alguns cuidados de saúde.

De referir, que nesta modalidade apoiamos 28 utentes.

Em Novembro de 1999, entrou em funcionamento o Apoio Domiciliário Integrado (ADI). Nesta modalidade são apoiados 12 utentes com os serviços inerentes ao apoio domiciliário e ainda acompanhamento ao médico, enfermagem e medicação sempre que necessário; é prestado apoio todos os dias da semana (de 2ª a domingo), sendo privilegiados os idosos que estejam em situação de dependência e/ou sem qualquer apoio familiar.

O Apoio Domiciliário a Idosos veio preencher uma lacuna. É um serviço reconhecido e valorizado pelos utentes que a ele recorrem e pela comunidade, uma vez que permite a manutenção do contexto familiar e a proximidade aos espaços de afetos e de conforto. No entanto, por vezes as condições de conforto e de qualidade de vida das habitações ou o nível de autonomia dos cidadãos em causa podem aconselhar o internamento em ERPI.

A ERPI- Estrutura Residencial Para Idosos- e Centro de Dia foram construídos ao abrigo do Programa PARES, através da conjugação de disponibilidades financeiras do programa, de uma comparticipação do Município de Caldas da Rainha, de contributos de particulares da freguesia e da comunidade portuguesa nos Estados Unidos da América, assim como de um empréstimo bancário celebrado pela instituição, que apesar do contexto económico e social particularmente difícil dos últimos, tem vindo a ser honrado através de pagamentos trimestrais.

A ERPI e Centro de Dia abriram em Abril de 2010, com acordo celebrado com a segurança social para 30 utente internos e 13 em Centro de Dia, sendo que a capacidade atual da ERPI é de 33. As vagas foram preenchidas de imediato e atualmente existe uma lista de espera permanente de uma média de setenta idosos para a valência de ERPI.

Existem quatro vagas protocoladas para a segurança social.

Recursos Físicos da ERPI e Centro de Dia:

  • Lavandaria que serve as valência de lar, centro de dia e apoio domiciliário;
  • Cozinha que serve as valência de lar, centro de dia e apoio domiciliário;
  • Sala e refeitório de pessoal;
  • Refeitório e sala de atividades para clientes;
  • 21 Quartos e respetivas casas de banho para clientes;
  • 1 Salão de cabeleireiro;
  • 3 Gabinetes respetivamente param serviços administrativos, direção e direção técnica;
  • 1 Gabinete médico e sala de enfermagem;
  • 1 Capela.

No cumprimento dos valores e princípios que enformam a instituição desde a sua fundação, no respeito pelas normas legais e regulamentares em vigor e perante a conjuntura comunitária, oito anos de funcionamento do ERPI permitiram concluir que para a sustentabilidade da sua gestão, sem perda de qualidade no serviço prestado, é fundamental proceder ao aumento da capacidade da ERPI para mais 9 utentes, com os necessários ajustes ao nível dos recursos humanos.